Desmistificando o Projeto de Controladores Digitais

E aí pessoal, como vão? Espero que todos bem. Estou passando aqui para compartilhar com vocês um webinar sobre controle digital aplicado a conversores chaveados, o qual apresentei no dia 9 de julho de 2020 em parceria com o ramo estudantil IEEE da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Em alguns artigos passados, eu já abordei o projeto em malha fechada do conversor Buck, considerando controladores analógicos [1], [2], [3]. No entanto, as aplicações da Eletrônica de Potência estão ficando cada vez mais complexas tanto a nível de conversores quanto de sistemas. Por conta disso, os clássicos circuitos analógicos não conseguem mais atender tais demandas, o que tem provocado uma migração para o controle digital. Aliado a isso, temos a evolução da capacidade dos microprocessadores digitais e a redução do seu custo, tornando-os ainda mais atrativos. 

Só para vocês terem uma noção, algumas das vantagens do controle digital são:

  • Menor vulnerabilidade às variações de temperatura e imprecisão dos componentes;
  • Facilidade de ajuste do controlador, sem precisar ressoldar componentes;
  • Possibilidade de implementação de estratégias de controle avançadas (não lineares ou multivariáveis);
  • Capacidade de executar outras funções como proteção, monitoramento de falhas, comunicação, etc.
  • Facilmente adaptável para diferentes tipos de aplicações e utiliza poucos componentes.

Nesse contexto, o webinar foca nos principais tópicos que devemos saber para projetar e implementar um controlador digital aplicado a conversores chaveados. Ao longo da apresentação vocês vão entender quais são as implicações referentes à amostragem e discretização, como projetar e implementar um controlar Proporcional-Integral (PI) digital, como organizar um software de maneira adequada, entre outros tópicos. Por fim, apresento alguns exemplos práticos em funcionamento. Espero que gostem. 

PS: O áudio ficou um pouco ruim no começo, mas depois resolvemos o problema. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão, fiquem a vontade para comentar aqui embaixo.

One Comment

Deixe seu comentário.

error: